Tatuagem Blackwork
Veja de pertinho como é feito, todo o processo de uma tatuagem mais simples, porém, levando o estilo blackwork.
O blackwork sem dúvidas é um dos que mais cria “estilo” nas pessoas, pelo contraste, os desenhos e o encaixe, que muitas vezes dão um movimento foda. Combinando com estilos mais streetwear, mas também caindo bem com qualquer outro estilo de vestuário que você escolher. É um estilo considerado antigo, apesar de alguns acharem que é recente. Mas a qualidade das artes feita hoje em dia é surreal. A evolução dos materiais da tatuagem proporcionou aos tatuadores e tatuadoras a possibilidade de fazer detalhes incríveis.
Esse blackwork veio lá dos trabalhos tribais antigos de séculos atrás, tem bastante história e hoje é mesclado e usado com diferentes técnicas e estilos, desde um Naruto blackwork, a uma rosa all black.
Breve história do blackwork
O Blackwork, é considerado um dos estilos mais antigos já criados. Como a maioria das tradições de tatuagem, a arte corporal blackwork remonta a séculos e, desde então, evoluiu para uma forma de arte contemporânea. Originalmente, a arte corporal totalmente preta era empregada por antigas tribos polinésias. Elas eram realizadas como uma maneira de comunicar suas identidades (incluindo posição social e linhagem), bem como suas crenças religiosas e ideias de guerra. Assim como as “tatuagens tribais” modernas, essas peças simbólicas e sagradas eram compostas de símbolos e imagens, faixas e elementos geométricos.
Houve uma adaptação ocidental em cima do estilo e desde o século XVIII essas tatuagens de inspiração polinésia provaram ser populares na cultura ocidental. Em 1769, o explorador britânico James Cook viajou para o Taiti, onde ficou fascinado pelas tatuagens das tribos e, posteriormente, introduziu a classe trabalhadora da Europa ao fenômeno. De acordo com o Smithsonian, “as marcas tornaram-se moda entre os europeus, particularmente no caso de homens como marinheiros e mineiros de carvão”.
E hoje é possível realizar trabalhos incríveis e com niveis de detalhe absurdos.
Este estilo prevaleceu ao longo dos séculos 19 e 20, sendo favorecido por trabalhadores e indivíduos de classe baixa. Com o passar do tempo, chegou se popularizar entre todas as classes sociais e tribos como conhecemos atualmente.
Características da Tatuagem Blackwork
Predominante preto. Nem ouse pedir para o tatuador ou tatuadora colocar um detalhezinho amarelo para dar um ‘destaque’, isso é basicamente um atentado terrorista a arte blackwork. desse modo, o Blackwork pode ter contornos detalhados ou não. Mescla entre traços finos e grossos, sombras carregadas ou leves, chapadas ou rasteladas, não importa. É um estilo livre para criação e muitos tatuadores tendem a criar estilos próprios bem presentes. Existem algumas “linhas” do blackwork como o “Dark” onde são desenhos mais tenebrosos, linhas mais suaves usando rastelado, pontilhismo, traços finos e bastante detalhes, com ou sem elementos geométricos.
Blackwork & Estilo
É inegável que talvez seja o estilo mais presente e se bem planejado, fica incrível na pele.
Inegável. 🙂