Visualize e se informe para ocorrer tudo bem durante a sessão da tatuagem! 🙂
Veja etapa por etapa do processo da tatuagem
Em geral os profissionais seguem algumas etapas para executar uma tatuagem. Conhecê-las profundamente não é extremamente necessário, no entanto, pode trazer um pouco de tranquilidade e te ajudar a se organizar melhor para sua sessão.
Depois de agendar, orçar e avaliar sua proposta geralmente seguem-se os seguintes passos:
Processo Criativo para a criação da arte
Alguns tatuadores gostam de desenhar alguns dias antes, outros preferem trabalhar junto ao cliente; de todo modo esse é o momento em que o tatuador prepara seu desenho. Uma boa forma de participar do processo é separando imagens de referência que facilitam a compreensão da sua ideia. Entenda que a maior parte dos profissionais não copia ou não faz reprodução de desenhos de outros artistas mesmo que com permissão.
Da mesma forma que limitar demais as possibilidades não é uma boa ideia, deixar a proposta muito livre também não, são infinitas as possibilidades criativas, sugira pelo menos o tema e local a ser tatuado.
Por exemplo, vamos usar essa imagem como referência e ideia do projeto.
Ícaro – significado de tatuagens, aqui
Os modelos mais comuns de criação são “igual à referência”, “liberdade artística total”, “releitura”.
Igual à referência ou o mais próximo possível é utilizado para tatuagens onde envolvem objetos, simbolos e escritas, mas também é bastante utilizado por pessoas que simplesmente querem algo que viu, gostou e quer fazer.
Liberdade artística acontece quando o cliente tem plena certeza de que o tatuador ou tatuadora que ela escolheu, tem um estilo de desenho e aplicação própria e bastante criatividade para ilustrar uma ideia.
Releitura são os projetos que usam um desenho, ideia ou tatuagem feita como base, e é trabalhado uma criação em cima do estilo do tatuador ou tatuadora, mantendo a ideia inicial do projeto.
Revisão e aprovação do desenho
O desenho aprovado pode ou não ser finalizado com cores, detalhamentos, texturas e luz e sombra. Alguns artistas gostam de finalizar mais o desenho, enquanto outros preferem apenas um croqui mais simplificado. De todo modo a aplicação na pele do desenho deverá apresentar-se em geral apenas com as linhas principais e marcações que servirão de guia para o tatuador. A pessoa deve estar segura e conhecer bem o trabalho do tatuador escolhido.
A pele deverá ser limpa e depilada nesse momento criando um campo limpo onde ocorrerá o procedimento.
O profissional irá fixar na sua pele esse desenho para que você possa ter uma ideia de como ficará no local desejado do corpo, esse desenho servirá de modelo a seguir.
Preparação da bancada de trabalho
A próxima etapa é a preparação da bancada, aconselhamos que acompanhe esse processo e perceba se todos os materiais são novos e/ou estão sendo fracionados. É seu direito acompanhar esse processo. Os grips de metal podem ser reprocessados, no entanto, todos os outros elementos devem ser descartáveis. A bancada deve estar coberta de plástico filme. plana e ser de material de fácil limpeza.
Todos os cabos e acessórios devem ser protegidos, assim como maca e qualquer outra superfície que tenha contato com a pele lesionada.
Veja como é durante as sessões de tatuagem
Tudo posicionado, procure estar calmo e ficar o mais imóvel quanto for possível. Espasmos e movimentos involuntários são normais e atrapalham pouco, o que realmente atrapalha é o movimento de outras partes do corpo, como ficar virando a cabeça, balançando a perna ou movimentando o braço para ver o celular.
Finalizando e iniciando os cuidados com a cicatrização
Ao final o tatuador(a) irá fazer uma higienização e limpeza e hidratar sua pele e te instruir sobre os cuidados, e você também pode ver um resumo clicando aqui, ou vendo um artigo completo sobre os cuidados pós sessão de tatuagem aqui.
todas as imagens, vídeos e texto tem como objetivo ilustrar e criar uma experiência de visualização de como é feita a tatuagem,