Anúncios Vs Parcerias
Todo mundo pula anúncio, e todo mundo odeia propaganda.
Os influenciadores encurtam o caminho entre o “quero fazer um orçamento” e o “passa o pix” repassando credibilidade ao seu trabalho e criando essa conexão entre você e os seguidores deles. Simples assim.
“Agenda aberta” é meu ovo esquerdo 🙂
O tal marketing de influência, que talvez você, tatuador ou tatuadora não conheça, é uma estratégia cada vez mais usada em todos os nichos de mercado. E na tatuagem só existia aquele tipo de parceria “vem cá, eu te tatuo e você me divulga”. Dificil né? Mas relaxa, a myttooz ta aí para te ajudar com isso e muito mais.
Os influenciadores são formadores de opinião e o marketing de influência é muito mais autêntico, diferente dos anúncios onde você simplesmente ignora o “Agenda Aberta do @ZézinhoInkTattooArtista” e pula para o próximo meme.
As parcerias criadas com estratégia criam uma narrativa que conduz e filtra a audiência do influenciador através de uma comunicação mais leve. Ao invés de você ter que trabalhar várias etapas para introduzir “sua marca/seu trabalho” na cabeça do usuário, o influenciador ou influenciadora cria uma ponte, conectando você e a audiência dela, repassando autoridade e confiança. Encurtar esse caminho é onde está o valor de uma parceria e o motivo do sucesso dos criadores de conteúdo.
De forma totalmente resumida, é isso.
E como essas parcerias irão acontecer? De uma maneira bem simples.
Imagina que você nos forneça vários orçamentos, onde eles poderão ter um valor variado de acordo com tamanho, região do corpo e tudo mais, de projetos que você gostaria de fazer para portifólio, sem complexidades absurdas como uma rosa fineline de 5cm, feita em 23horas de muito suor.
E nós repassamos esses orçamentos para páginas, canais, pequenos, micros e médios influenciadores divulgarem para seus seguidores.
O influenciador recebe uma porcentagem das vendas geradas a partir de suas recomendações. Isso pode ser uma ótima solução para tatuadores, especialmente se eles têm um orçamento limitado para investir em publicidade.
Uma maneira eficaz de trabalhar com comissão é através da divulgação de cupons e os influenciadores podem compartilhar um código de cupom exclusivo com seus seguidores.
Dessa forma, o influenciador recebe uma comissão a cada venda gerada através do código de cupom, enquanto o tatuador consegue promover seu trabalho e criar promoções fora do seu perfil, sem prejudicar o relacionamento com o público que já o segue. Afinal, se você cria uma oferta dentro do seu perfil, para os seus seguidores, quando você quiser cobrar o ‘valor ideal’ é capaz de não ser tão bem aceito.
Entenda a importância dos micro influenciadores na decisão de compra
Se a internet é uma poderosa ferramenta de comunicação e venda, os influencers digitais podem ser considerados os gurus das redes sociais. Não é em vão que se tornou comum a estratégia de parcerias entre empresas e criadores de conteúdo para aumentar as vendas da marca.
Afinal, um comportamento de consumo cada vez mais comum entre os usuários é a busca pela opinião de pessoas em quem confiam sobre determinado produto ou serviço. É aí que os influencers entram, já que acabam cumprindo um papel importante na decisão de compra dos consumidores ao indicar marcas e comentar suas experiências.
No Brasil, a estimativa é que 71% dos consumidores online sigam um influenciador e que 55% busquem suas opiniões antes de comprar algo. Além disso, 73% afirmam que já fizeram uma aquisição por indicação de um criador de conteúdo digital. Os dados são de estudos da Nielsen, empresa referência em medição de informações
Influenciadores&creators e o Marketing de influência
Tipos de influenciadores
Há um tempo, as empresas davam prioridade só para quem tinha muitos seguidores, pois acreditavam que as ações de marketing só seriam efetivas se divulgadas por pessoas com grande visibilidade nas redes sociais. Acontece que nem sempre um número alto traz um bom engajamento, por isso o mercado de influência criou categorias para trabalhar melhor cada perfil.
Nano e micro influenciadores
Às vezes, um nano influenciador pode engajar mais pessoas que um mega influenciador, por exemplo. Por isso, é importante olhar outros números e entender exatamente o que se espera da parceria. Dependendo da campanha e do seu objetivo, é possível, inclusive, fechar o mesmo trabalho com alguém que tem 2 mil seguidores e com outra pessoa com 1 milhão. E eles são os ideai, para a estratégia de marketing de influência, na indústria da tatuagem. Afinal, uma forte tendência é ter uma base forte de clientes micro influenciadores. E tudo isso pode ser feito aqui, na Myttooz. Ao invés de um “me tatua que eu te divulgo”.
Quanto custa fazer uma ação com influenciadores?
Caríssimo! Mas todo mundo gosta de fazer e de quem tem tatuagem. É um mercado mais amigável. E até hoje, só era possível a realização de parcerias em um modelo nada produtivo e bastante trabalhoso, se resumia apenas em tatuar alguém, pela divulgação e criação de portifólio, na maioria das vezes.
Gasto de material, dor nas costas, limpar, bagunçar tudo, limpar de novo e sem garantias de retorno, por isso muitos simplesmente odeiam o “me dá um desconto que eu vou te indicar”, mas aí, mora uma grande oportunidade, dependendo do seu nível como tatuador ou tatuadora.
Mas através daqui você pode simplesmente transformar indicações de horários livres, em renda extra a quem te proporcionar cliente, pagando pela divulgação, apenas comissão!
Principais ações realizadas com influenciadores
No que diz respeito à tatuagem, cabe apostar principalmente em 3 e poderosas ações, onde despertam inúmeros gatilhos de ação e desejo aos seguidores do criador de conteúdo, com a construção de uma narrativa, onde o não o foco, não é vender. E sim mostrar uma oportunidade simples e direta, sem enrolação.
Criação de conteúdos interativos
Depois que você descobre como encontrar micro influenciadores e escolhe o perfil mais ideal para o seu negócio, consegue perceber os tipos de conteúdo que mais ganham engajamento na rede da pessoa. Assim, é possível pensar em algumas criações específicas, como conteúdos interativos.
Por exemplo, se o seu nicho é moda, pode enviar algumas peças para que o micro influencer faça um reels divertido combinando as peças. E ainda pode disponibilizar um cupom de desconto exclusivo para seus seguidores.
Divulgação exclusiva.
Para os tatuadores, queles micro e nano influenciadores ligados principalmente à moda, lifestyle, streetwear, festivais é com certeza um ótimo caminho para uma parceria bacana
Agora, digamos que nesses conteúdos interativos, na caixinha de pergunta, o influencer cria uma com: “tô com vontade de tatuar, alguém me indica uma tatuadora?” cria-se uma interação com a audiência totalmente direcionada ao assunto “tatuagem”, preparando o público para mais conteúdos de forma natural e fluída e cria-se um gancho para uma segunda ação onde há uma interação maior entre influenciador e seguidores.
Resenha, bate-papo, pesquisa de opinião
E aqui é possível criar um ambiente de coleta de informações 1v1, onde a proximidade com a audiência que um micro e nano influenciador pode criar, é gigantesca!
Em outros nichos, usa-se uma espécie de conteúdo onde é compartilhado suas informações e suas impressões em relação ao produto/serviço da sua marca. Isso pode ser feito de diversas formas, com uma postagem nas redes, foto, vídeo, lives ou outras criações.
Código de cupom de desconto
E obviamente, após criar uma narrativa bem construída e engajando a audiência, é possível criar aquele bom e velho cuponzinho de desconto, onde a parceria é selada, seguindo a política do ganha-ganha. Onde influenciadores, pessoas com tatuagem, até mesmo estúdios e tatuadores, possam gerar renda extra através de indicação, um negócio criado com responsabilidade social. Onde nós fornecemos a plataforma por um preço fixo aos tatuadores, totalmente projetado para atender e melhorar de acordo com as necessidades dos artistas e clientes que fazem parte.
Não sabe como funciona? tem um artigo completo a respeito, aqui.
Os 3 Tipos de parcerias mais comuns
Há muitas maneiras de expandir os seus negócios. Uma das formas de escalar se dá através de parcerias estratégicas. A principal razão pela qual você precisa ter uma parceria é co-criar valores que são difíceis ou ineficazes para sua empresa, mas que irão agregar um bom valor ao seu público-alvo. criar parcerias com os principais players de mercado (empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação) é fundamental para ser reconhecido pelo seu público-alvo, ganhar usuários e gerar receita. O principal fator praticado em negócios que giram entorno de parcerias, visam criar, estabelecer e principalmente “emprestar” sua credibilidade e valores, para agilizar o processo de conexão
Quando feita corretamente, a parceria pode ampliar a distribuição, exposição, gerar mais vendas e aumentar a percepção de “marca” do artista. Existem três tipos de parceria que você já conhece, mas as vezes não sabe como funciona.
Parceria de conteúdo
Parcerias de conteúdo: neste tipo de parceria, o criador de conteúdo cria para a marca, geralmente em forma de postagens em redes sociais ou vídeos no YouTube. O objetivo é promover a marca de forma orgânica e autêntica para a audiência da marca.
Exemplo: um tatuador “criador de conteúdo” cria um vídeo para uma marca de tintas de tatuagem, mostrando como usar, aplicar e os resultados utilizando as tintas da marca, fazendo “reviews”, sem o objetivo de vender, apenas apresentar.
Parceria através da venda de produtos
Neste tipo de parceria, o criador de conteúdo promove o produto da marca em suas redes sociais ou canal de vídeo com o objetivo claro, de incentivar e direcionar os seguidores a comprar o produto, o que não era possível antes, sem a Myttooz 🙂 Agora, os tatuadores podem utilizar outros canais para divulgar suas promoções para divulgar seu trabalho, sem afetar os seguidores que acompanham seu trabalho.
Exemplo: uma tatuadora criadora de conteúdo faz uma postagem em suas redes sociais apresentando uma nova linha de produtos de cuidados com a pele para seus seguidores e outros tatuadores de uma marca e incentivando os seguidores a experimentar os produtos. Totalmente nichado, afinal, naquele perfil possivelmente tem pessoas engajadas com a opinião da tatuadora.
Parceria de promoção
o criador ou criadora de conteúdo promove um evento ou campanha da marca em suas redes sociais visando aumentar o alcance da marca e gerar interesse pelo evento ou campanha.
Exemplo: um tatuador “influencer” faz uma postagem em suas redes sociais sobre uma promoção de passagens aéreas para um evento de tatuagem de uma companhia aérea e incentiva os seguidores a aproveitar a oportunidade. Assim como influencers, pessoas tatuadas e estilosas, que são frequentemente perguntadas sobre suas tatuagens, podem indicar uma certa “promoção” que um tatuador ou tatuadora está fazendo
Conclusão
O marketing de indicação é uma estratégia para tatuadores que permite que eles alcancem novas pessoas, através de uma indicação de oportunidade, e não de um anúncio escancarando a “venda” na cara do cliente. E isso só é possível através de parcerias com criadores de conteúdo que compartilham trabalho dos tatuadores com suas audiências, de forma natural. A partir do momento que você pode gerar audiência, através de “pessoas” e não de algoritmos, você está muito mais seguro(a). Afinal, você deixa de depender do alcance e engajamento do perfil para vender do seu trabalho. Em resumo, o marketing de indicação é uma opção valiosa para tatuadores.