/
Marketing de influência 2024
Quadro da evolução dos gastos globais com marketing de influência

Segundo o Influencer Marketing Hub, esse mercado apresenta uma crescente impressionante e também sugere que o marketing de influência deve movimentar globalmente mais de 15 bilhões e os gastos com influenciadores deverão crescer quase dez vezes.

As empresas que trabalham com marketing de influência costumam classificar os influenciadores em uma pirâmide, de acordo com o número de seguidores que possuem nas redes sociais. No topo ficam as celebridades, que em geral possuem mais de 1 milhão de seguidores. Mais abaixo na pirâmide vêm os mega influenciadores (de 500 mil a 1 milhão de seguidores), os macro influenciadores (de 100 mil a 500 mil seguidores), os micro influenciadores (de 10 mil a 100 mil seguidores) e os nano influenciadores (de 1 mil a 10 mil seguidores).

Apesar de terem um alcance restrito, os nano influenciadores são considerados importantes nesse mercado porque, em geral, têm um nível de engajamento maior com seus seguidores, por estarem mais próximos do seu público. Já as celebridades e mega influenciadores têm grande alcance, mas baixo engajamento dos seguidores.

Segundo a empresa de pesquisa Nielsen, o Brasil é o país com maior número de influenciadores digitais no Instagram, uma das plataformas mais utilizadas no marketing de influência. De acordo com portal de dados e infográficos Statista, o Brasil é o país onde os influenciadores exercem maior influência nos consumidores: por aqui, cerca de 45% das pessoas disseram já ter comprado produtos promovidos por celebridades e influenciadores.

Marketing de influência & indicações Vs Anúncios

Basta você ver a quantidade de propagandas em formato de “trend” que nem parecem anúncios, no Tiktok. Ninguém gosta de anúncios. Se marcas bilionárias como Itaú, Bradesco, Magalu divulgam seus produtos e serviços através de influenciadores, é por que realmente vale a pena.

Sobre anúncios, apenas saiba que: 40% dos clientes usam tecnologia de AdBlock – bloqueio de Anúncios – Mais e mais usuários da Internet estão removendo anúncios tradicionais de sua experiência online.

70% dos adolescentes confiam mais em digital Influencers mais do que celebridades tradicionais

É extremamente difícil para as marcas construírem o mesmo nível de confiança que os influenciadores possuem, mas graças ao marketing de influenciadores, essa confiança é transmitida à sua marca ou trabalho

Tanto que 4 em 10 millenials dizem que seu digital influencer favorito do YouTube os entende melhor do que seus amigos. Outro efeito do marketing de influênciadores é que as marcas não precisam desperdiçar recursos promovendo a si mesmas e, ao invés disso, usam digital influencers para falar em seu nome.

86% das mulheres usam mídias sociais para conselhos de compras

Essa estatística é extremamente importante para qualquer marca que tenha mulheres como seu público alvo ou dentro de seu escopo de clientes ideais. Parece que se você quiser alcançar mais mulheres e levá-las a comprar seu produto ou serviço, você precisa estar presente nas mídias sociais e ciente dos digital influencers nos quais elas estão interessadas. E esse comportamento está crescendo, pois 45% das mulheres afirmam ser mais ativas nas mídias sociais que elas eram há dois anos atrás.

49% dos consumidores dependem de recomendações de digital influencers

Essa estatística demonstra a importância crescente da influência das mídias sociais para que as marcas se conectem com seus públicos-alvo. Não só 49% dos consumidores dependem de recomendações de influenciadores, mas 40% compraram algo depois de vê-lo no Twitter, YouTube ou Instagram. Se os consumidores se sentirem confiantes sobre a recomendação de um digital influencer, é mais provável que façam a compra.

57% das Empresas de Moda e Beleza Estão se Envolvendo no Marketing de Influência

Moda e beleza são indústrias que dependem muito do marketing de influenciadores, já que o crescimento orgânico das marcas se tornou mais desafiador com o encarecimento da publicidade tradicional. Neste setor, 57% das empresas usam agora os influenciadores como parte de seu mix de marketing, enquanto 21% planejam adicionar isso à sua estratégia ano que vem.

Entendendo um pouco sobre cada tipo

Quando combinados, marketing de influência e indicações, vish.

O marketing de influência envolve a utilização de influenciadores para promover seu trabalho. Os influenciadores podem ser celebridades, tiktokers, blogueirinhas, streamers, youtubers ou outras pessoas que têm uma base de seguidores engajados nas redes sociais através de trends, histories, postagens no food, menções, reacts, reviews entre outros vários meios de divulgação.

O marketing de indicação, por outro lado, envolve a promoção de um produto ou serviço através de recomendações de pessoas que já o utilizaram. Isso pode incluir avaliações de produtos em sites de comércio eletrônico, recomendações de amigos ou familiares e outras formas de propaganda boca a boca. O marketing de indicação pode ser uma abordagem eficaz, pois as pessoas tendem a confiar mais nas recomendações de pessoas que conhecem do que em anúncios publicitários.

Objetivos do marketing de influencia

A verdadeira digital influencer deve contribuir para algum tipo de mudança ou efeito mais profundo no consumidor de mídia social.

Às vezes, um nano influenciador pode engajar mais pessoas que um mega influenciador, por exemplo. Por isso, é importante olhar outros números e entender exatamente o que se espera da parceria. Dependendo da campanha e do seu objetivo, é possível, inclusive, fechar o mesmo trabalho com alguém que tem 2 mil seguidores e com outra pessoa com 1 milhão

5 motivos para apostar em influenciadores criadores de conteúdo

  1. Aumento da confiança e da credibilidade: As pessoas tendem a confiar mais nas recomendações de influenciadores e criadores de conteúdo do que em anúncios tradicionais.
  2. Alcance amplo e segmentado: Os influenciadores e os criadores de conteúdo têm uma base de seguidores ampla e engajada, o que pode ajudar a aumentar o alcance, visto que o instagram diminui cada vez mais a distribuição de conteúdo, unir forças é o caminho. Além disso, você pode trabalhar com influenciadores e criadores de conteúdo em nichos específicos para alcançar um público mais segmentado.
  3. Aumentar o envolvimento com sua marca pessoal, como artista: As parcerias com influenciadores e criadores de conteúdo podem ajudar a aumentar o envolvimento da marca nas redes sociais e em outras plataformas online.
  4. Gerar leads: O marketing de influência e o marketing com criadores de conteúdo podem ajudar a gerar leads qualificados. O que é lead?
  5. Melhorar a imagem do Branding do tatuador ou tatuadora: As parcerias com influenciadores e criadores de conteúdo de confiança podem ajudar a melhorar a sua imagem como sua “marca” e a torná-la mais atraente para o seu público. Principalmente para aumentar o valor do seu trabalho
  6. Criar conteúdo de qualidade: Os influenciadores e os criadores de conteúdo geralmente produzem conteúdo de alta qualidade que pode ser útil, principalmente onde a tendência, não favorece artistas. O Tiktok e seus vídeos curtos de “infotretenimento” muitas vezes não dão espaço para apreciar um bom trabalho artístico e sim, um conteúdo mais descontraído, rápido de consumir. O Instagram era uma rede social perfeita para artistas, mas infelizmente os tempos mudaram.

O que é um digital influencer no Instagram e em outras mídias sociais?

O Digital Influencer estabeleceu credibilidade em um nicho de mercado específico e, por ter acesso a um grande público nessas plataformas, possui a capacidade de influenciar muitos outros usuários, ditar tendências, comportamentos e opiniões, podendo ganhar dinheiro no Instagram ou em outras redes sociais com essa influencia. Ele, então, usa a sua ascendência sobre os seguidores não apenas para ganhar fama, mas para se tornar o embaixador de marcas que foca no mesmo público que ele atinge.

Conclusão

Não adianta nadar contra a correnteza, a tendência é essa. E a onda que vem de países como a China são as “livecommerce”, onde streamers e influenciadores digitais anunciam em live alguns produtos e serviços. Normalmente essas tendências começam lá fora e depois chegam com força no Brasil. Recentemente ocorreu um fenômeno sobre live NPC, onde por um momento, o engajamento foi altíssimo e depois flopou e virou um meme nacional. Mas ainda assim, mostrou que as lives ou estilos de lives podem virar um trendtopic e ser vitrine de muitos por aí.

https://influencermarketinghub.com/influencer-marketing-benchmark-report/

https://www.statista.com/chart/24933/share-of-respondents-saying-they-purchased-something-because-of-influencers/

https://www.thinkwithgoogle.com/marketing-strategies/video/youtube-stars-influence/

https://www.alistdaily.com/social/study-why-women-turn-to-social-media-for-purchasing-decisions/

https://www.ion.co/twitter-has-released-a-report-showing-consumers-seek-product-recommendations-from-influencers-almost-as-much-as-they-do-from-friends

https://www.mafiadomarketing.com.br/blog/como-ganhar-dinheiro-no-instagram/

https://www.ion.co/beauty-and-fashion-brands-need-influencers-to-succeed-on-youtube

Referências de artigos e pesquisas utilizadas para a criação deste post

você não está logado

Please select listing to show.
Registre-se
The switcher are working. Please, note, that you have to add a template to the library in order to be able to display it inside the switcher.