/
Dúvida sobre qual lugar dói mais?

Nível de dor na hora da tatuagem

nivel de dor tatuagem-tatuagem doi-tatuagem doi muito-doi muito tatuar-doi muito tatuagem braço-doi muito tatuagem panturrilha-doi muito tatuagem costas-doi muito tatuagem costelas-doi tatuagem-doi tattoo

Dor! Ninguém gosta de senti-las, certo? Um dos maiores tabus sobre fazer ou não uma tatuagem é o Nível de Dor da Tatuagem. Sim, tatuagens doem e o nível de dor muda de acordo a região do corpo e de pessoa para pessoa, afinal, cada pessoa tem uma sensibilidade diferente.

Primeira tatuagem, qual região do corpo tatuar?

Outra preocupação muito frequente na hora de escolher o local para fazer uma tatuagem são lugares mais discretos. Independente se por questões pessoais ou sociais, você pode pensar em tatuagens menores e locais mais discretos como virilia, parte interna do braço, perna, costas e nuca para as mulheres. Já para os homens, você pode pensar em locais como o bíceps, triceps ou as costas.

E também há dois dilemas que quase todos passam na hora de fazer uma tatuagem: o que tatuar e se irá doer. Toda tatuagem envolve algum nível de dor. Quanto mais agulha, menor será o desconforto. Durante o processo de traçar as linhas do desenho da sua tatuagem, serão usadas agulhas específicas. Já na hora de preencher o seu desenho, sombrear, colorir e tudo mais, serão usadas agulhas diferentes das usadas na hora de traçar. Sabendo isso, se for sua primeira tatuagem, faça uma tatuagem pequena/média, até para conhecer seu corpo e como você reage a cicatrização.

Alguns dizem que agulhas finas doem mais e outros que a tatuagem só começa na hora de sombrear e pintar. Afinal, se for na mesma sessão essa etapa, as agulhas passarão numa pele já sensível por conta do traço.

Então se for sua primeira tatuagem ou está pensando em fazer uma e você quer saber mais a respeito, aqui é o lugar certo. Clique aqui para ver o processo de uma tatuagem, passo a passo.

Tatuagem – Nível de Dor I

Tá tranquilo. Tá favorável. Vai fazer a sua primeira tatuagem ou tem maior sensibilidade à dor? Você pode considerar tatuagens em lugares como: Lateral do bíceps, antebraço, ombros (parte da frente), glúteos, coxas (parte lateral e traseira) e panturrilha.

Essas partes do corpo doem menos, devido a quantidade de gordura e músculo nessas regiões. Por isso, será mais confortável para tatuar. Se você for fazer a sua primeira tatuagem, recomendamos uma dessas partes citadas acima.

Tatuagem – Nível de Dor II

Vai doer. Respira, toma coragem e vai. Nesses lugares a pele é mais fina e sensível, então será preciso mais concentração e força de vontade para marcar essas regiões do seu corpo. Quer mesmo assim? Então, você pode pensar em lugares como: Cabeça, rosto, clavícula, cotovelos, mãos, pescoço, peito e parte interna das coxas.

Podemos destacar os joelhos e cotovelos como as partes que irão doer mais. Isso acontecerá porque os nervos ficam muito próximos da superfície da pele.

Tatuagem – Nível de Dor III

Só para os fortes. Sério. Muita gente chora e alguns já desmaiaram. Aqui o assunto é sério, pois, a pele esticada e mais fina dessas regiões levam o nível de dor ao extremo. A cicatrização também é mais trabalhosa nessas áreas.

Dor não é problema? Então pode você tatuar nas seguintes áreas: Costelas, quadril, barriga (região do estômago), pés, joelhos, parte interna dos cotovelos, axilas, mamilos, lábios, virilha e genitais.

Nessas regiões, é provável que a tatuagem exija mais de uma sessão para atingir o resultado espero e com cores e traços nítidos.

Nível de dor para mulheres – Tatuagem

Devido a menstruação, é indicado evitar realizar a sessão/sessões de tatuagens alguns dias antes e depois do período menstrual. Nesse período, é comum as mulheres ficarem mais sensíveis à dor. Sabendo disso, agora você já pode escolher qual parte do corpo você pode fazer a sua próxima tatuagem considerando o nível de dor. Não esqueça dos cuidados necessários na cicatrização da sua tatuagem, clicando aqui você pode ver um artigo completo.


Tatuagem e Pomadas Anestésicas para amenizar a dor durante a tatuagem

Muitas pessoas pensam em se render às pomadas anestésicas para aliviar a dor na hora da tatuagem. Mas, afinal, é indicado? Há algum risco? Entenda tudo sobre o assunto.


Pomadas anestésicas para tatuagens. Existe?

Quando o assunto são as pomadas anestésicas, a pergunta mais importante é: são regulamentadas pela Anvisa ou algum outro Orgão? A regulamentação é fundamental, pois, assegura que o que está escrito na bula, é o que de fato contém em sua fórmula. Para a pomada anestésica fazer efeito, é necessário passar a pomada e esperar cerca de 1 hora para fazer o efeito. Além disso, todas elas têm um tempo de duração, geralmente, cerca de 2 horas.

Após esse tempo, ela perde o efeito. Ou seja, se a sua tatuagem for muito grande e você queira passar uma segunda vez durante a sua sessão, a pomada só fará efeito se o tatuador fizer um intervalo de cerca de 1 hora para a pomada agir.

As pomadas encontradas nas farmácias foram feitas para procedimentos dermatológicos e não tatuagens. Portanto, ainda que tenham o efeito anestésico durante a tatuagem, não é possível afirmar se elas não irão interferir na composição da tinta ou na cor do pigmento, por exemplo. Mas nada impede que essa solução não seja criada nos próximos anos.

Quais os riscos das pomadas não regulamentadas?

As pomadas que não estão sujeitas à regulamentação da Anvisa, não têm controle algum. Ou seja, é possível que as quantidades descritas na bula sejam imprecisas ou que tenha outros componentes não listados. Da mesma forma, há o mesmo risco para pomadas feitas em farmácias de manipulação.

Tendo em vista que não há nenhuma certeza sobre os componentes e suas quantidades, há o risco de alergias e outras reações. Em casos extremos, é possível haver arritmia e evoluir para uma parada cardíaca. Porém, para isso acontecer, seria em casos de sessões muito longas e aplicações repetidas. As chances são pequenas, mas, não impossível.

Como saber se o medicamento é regulamentado?

Para saber se um produto é regulamentado, você deve consultar o site da Anvisa clicando aqui.

Tatuador pode aplicar anestesia?

Não. Apenas médicos e cirurgião dentista estão autorizados por lei a aplicar anestesias. Ou seja, é contra a lei que qualquer outro profissional aplicar anestesia. É importante frisar que todo local onde se aplica anestesia, deve contar com um aparato mínimo como oxigênio, desfibrilador e outros materiais de reanimação. Da mesma forma, de acordo com a Anvisa, um estúdio de tatuagem ou um tatuador, não podem vender ou oferecer pomadas aos seus clientes. Lembrando que as recomendações da Anvisa, ou dos Órgãos Competentes da sua região pode variar, então é sempre indicado uma pesquisa mais afundo, principalmente se você não for do Brasil.

Pomadas anestésicas interferem na cicatrização da tatuagem?

Aparentemente não. Porém, é possível haver reações e causar complicações. Por isso hoje, em pleno 2023 ainda não é indicado o uso.

Existe alguma pomada anestésica que tira a dor por completo durante a tattoo?

Não. A única forma de não sentir dor alguma durante a sessão da sua tatuagem seria uma anestesia geral ou local. As pomadas oferecidas no mercado têm o poder de aliviar a dor, mas, não a elimina por completo. Não é possível assegurar o nível preciso que as pomadas anestésicas anulam a dor, mas, podemos considerar cerca de 50%

Medicamentos orais para aliviar a dor na hora da tatuagem

Muitas pessoas tomam remédios analgésicos para aliviar a dor durante a sessão da tatuagem. Não é possível precisar se há benefícios, porém, é possível que te ajude.

Porém, é necessário ter alguns cuidados na hora de tomar alguns remédios, pois, mesmo com a intenção de relaxar. Você pode ter uma reação contrária e ficar mais agitado, ainda mais com o estímulo da dor. Por isso, muito cuidado.

Dica: Você pode tomar uma aspirina depois da sua tatuagem. Irá ajudar a desinchar e tirar o vermelho da região.

Anestesia em locais onde há tatuagem, pode?

De maneira geral, não é recomendado fazer aplicar anestesia injetável em uma tatuagem recente (alguns meses). Pois, há o risco de levar algum pigmento para o sistema nervoso central. Outro risco, é que quando a tatuagem está recente, a pele ainda está inflamada.

Ressonância X Tatuagem, o que eu devo saber?

Esse é outro assunto delicado e ainda não há um consenso geral. Geralmente, não se realiza Ressonância Magnética em tatuagens recentes. Há laboratórios que pedem até 6 meses após a sua tatuagem. Mesmo em tatuagens antigas, pode haver alguma complicação na hora de realizar uma ressonância. Especialmente quando há uma tatuagem na área da ressonância.

E porque isso ocorre? Os pigmentos da tinta da tatuagem são compostos por metais e, a grosso modo, o aparelho da ressonância é um grande ímã. Por isso, pode acontecer alguma reação.

você não está logado

Please select listing to show.
Registre-se
The switcher are working. Please, note, that you have to add a template to the library in order to be able to display it inside the switcher.