/
Pontilhismo

O estilo de tatuagem em pontilhismo

Estilo de tatuagem Pontilhismo

Pontos e mais pontos

O estilo em pontilhismo tem origem na pintura impressionista e é caracterizado pela sobreposição de pontos, traços e sombras, trazendo uma sensação de movimento ao desenho. Na tatuagem, o processo é feito ponto a ponto, seja com as tradicionais máquinas ou com a técnica “hand poked” onde os pontos são feitos um a uma, sem máquina. Ou para quem conhece a história da tatuagem, feito como no início da tatuagem a séculos passados.

Uma das técnicas que mais se popularizou nos últimos anos e faz coparticipação em vários outros estilos e trabalhos. Não é uma técnica que necessariamente precisa ser utilizada apenas “pontos” em sua composição. Na verdade, as tatuagens feitas hoje em dia tendem a mesclar diversas técnicas em uma única tatuagem. O estilo ornamental e geométrico utiliza o pontilhismo em suas composições, e até mesmo em mini realismo, por que esteticamente há uma combinação que orna muito bem mantendo sutileza a arte.

É possível realizar trabalhos em pontilhismo colorido também? Sim, e são extremamente trabalhosos e demorados e tendem a ser mais caros do que outros estilos. E se combinados com o estilo geométrico e ornamental, o ideal é sempre procurar um tatuador ou tatuadora especialista, por que apesar de parecer simples, não é.

O que é pontilhismo? De forma mais técnica

A técnica surgiu na pintura e, inicialmente, o termo “pontilhismo” tentava atribuir uma espécie de desdém a ela. Na França do século XIX, a ideia de pintar através de minúsculos pontos em murais gigantes não era lá muito bem aceita. Ainda assim, pintores que mais tarde seriam aclamados por seus trabalhos continuaram a utilizá-la. Hoje os franceses Georges Seraut e Paul Signac são considerados grandes nomes, embora em sua época fossem recebidos com desdém.

Ambos usaram a técnica mais ou menos na mesma época. E embora a tatuagem pontilhismo se valha mais de desenhos sem cores, a ideia destes dois pintores era justamente demonstrar como os nossos olhos são capazes de transformar pontos minúsculos de cores diversas em uma única cor e suas matizes. Algo parecido foi usado na tecnologia mais tarde, através das primeiras impressoras domésticas coloridas. Ainda hoje, se você se aproximar de um banner físico de grandes proporções ou telas muito grandes, provavelmente vai notar que as cores são obtidas através de centenas de milhares de pequenos pontos coloridos e da forma que eles se distribuem.

Para dominar uma técnica dessas, seja com cores ou em preto e branco – onde o sombreado precisa ser muito bem trabalhado – um artista necessita de muito tempo, paciência, dedicação, uma boa visão de como cada ponto se situa no todo. Escolha bem seu tatuador ou tatuadora! Pesquise.

Um pouco da história das tatuagens em pontilhismo

Embora nos últimos anos a tatuagem pontilhismo tenha se popularizado bastante, ela não é novidade nas peles de quem gosta de arte corporal. Isso porque, por muito tempo, o pontilhismo era a única forma de se tatuar. Antigamente as tatuagens eram feitas de maneira bastante primitiva, afinal, e para isso diversos furos de tamanho pequeno eram feitos com um objeto pontiagudo na pele, antes de uma solução com capacidade de tingimento fosse espalhada sobre a área.

Com a evolução das máquinas de tatuagem, isso mudou bastante. Hoje os traços são bem mais firmes e contínuos. Porém, a técnica é quase a mesma ainda hoje. Para que a sua tatuagem fique do jeito que você quer, as agulhas perfuram a pele repetidamente, com um pouco de tinta. Como as máquinas são muito rápidas e a agulha é muito fina, você quase não nota. E a tatuagem pontilhismo vem para justamente resgatar esta característica antiga, que se divide entre a pintura neoimpressionista e a tatuagem clássica.

Uma das maiores vantagens do pontilhismo é a possibilidade de acrescentar detalhes. Isso, é claro, se você conseguir encontrar um tatuador talentoso e que realmente domine a técnica.

você não está logado

Please select listing to show.
Registre-se
The switcher are working. Please, note, that you have to add a template to the library in order to be able to display it inside the switcher.
Você não pode editar essa informação.
Por uma questão de segurança do seu perfil, algumas informações vão precisar que você confirme através do seu e-mail.
Concluído com sucesso