Quando é a hora certa para retocar a tatuagem?
Quando é a hora certa e o que mais eu preciso saber sobre retoque de tatuagem?
Todo mundo gosta de ver uma tatuagem recém feita no corpo. A cor fica intensa e o traço bem definido, do jeito que se imaginou! Mas o tempo deixa marcas e compromete este encantamento dos primeiros dias. A tatuagem perde a cor inicial e o traço vai se expandindo na pele. Com isso, dá uma vontade de fazer um retoque, né? Pouca gente sabe, no entanto, que nem sempre, realçar a tatuagem na pele é a solução indicada pelos tatuadores. É natural (e esperado) que a tatuagem envelheça junto com a pele e o corpo. Isto é um fato, que deve ser levado em consideração por quem procura um estúdio. Contudo, quando passa o encantamento pelo desenho novo na pele, nem todos apresentam consciência dessa realidade. Independente do profissional que realizou o trabalho, o desenho perde o frescor na pele, é um processo natural, que reflete o passar dos anos, o envelhecimento.
A tatuagem clarear é normal e nem sempre é necessário retocar
O cliente não deve esperar que a tatuagem fique “pretinha” e com o aspecto de recém feita para sempre. Pelo contrário, deve cuidar e desejar que o desenho envelheça de forma saudável e com naturalidade. Retocar uma tatuagem significa ferir a pele repetidamente em um mesmo ponto, o que leva ao risco de ocasionar reações adversas na pele, desnecessariamente. Outra questão é que, inserir mais tinta na pele vai naturalmente engrossar o traço da tattoo e, em alguns casos, pode interferir no desenho original a longo prazo.
Se você gosta de traço fino, não retoque a tatuagem
Na verdade, são poucos os casos em que o retoque é recomendado pelo tatuador. Um deles é quando a tatuagem foi feita há mais de 20 anos. Nessa situação, o desenho normalmente precisa de um reforço para restaurar a nitidez. Um outro caso que o procedimento é indicado para o cliente é quando ocorre a desconfiguração do desenho, por algum motivo, que mude o significado ou fique esteticamente estranho. Nesses casos, onde houve uma deformação da arte, em alguns casos pode ser até melhor fazer algumas sessões de remoção e cobrir o desenho com algo mais sútil, sem precisar de um desenho preenchido e com muitas sombras.
Entretanto, na maioria das vezes, o que as pessoas querem é o retoque para reforçar detalhes muito sutis da tatuagem, em que o resultado vai ser imperceptível. Nessas situações, não se recomenda o procedimento e na maioria dos casos é cobrado o valor do material. Se o cliente desejar fazer um retoque, mesmo após ler esse texto, converse com seu tatuador antes. Cada estúdio tem sua política para esses casos. Alguns cobram um valor mínimo, outros não cobram taxa extra. Tire suas dúvidas antes de marcar o procedimento.
Dúvidas mais frequentes sobre retoque de tatuagem
Como funciona o retoque da tatuagem?
O retoque é um recurso utilizado tanto para corrigir possíveis falhas que apareçam após a cicatrização ou para revitalizar uma antiga tatuagem que está com um aspecto envelhecido. E se você tem dúvidas sobre a diferença entre retoque e reforma de tatuagem, a reforma além de incluir retoques adiciona a antiga tatuagem novos elementos, altera a composição e faz um trabalho de recriar a tatuagem, dentro das limitações do desenho, da região do corpo e do que o cliente tem em mente. Tatuadores e tatuadoras especializados em cobertura são mais indicados nessa situação.
É normal ter que retocar a tatuagem?
Não existe uma recomendação específica de retoque, pois o desgaste sempre irá variar de acordo com o cuidado de cada pessoa, estilo de vida, tipo da tatuagem e inumeros fatores, até mesmo as condições de saúde entra nessa equação. Uma tatuagem bem cuidada pode durar 25 anos, por exemplo, enquanto uma que teve exposição excessiva ao sol pode demandar retoques em menos de um ano, e isso normalmente é ignorado e negligenciado antes de tomar a decisão de fazer uma tatuagem.
Como fica a tatuagem depois do retoque?
A cor fica intensa e o traço bem definido, parecido como foi feito da primeira vez. Mas o tempo deixa marcas e compromete este encantamento dos primeiros dias. A tatuagem perde a cor inicial e o traço vai se expandindo na pele.
Quanto tempo esperar para retocar a tatuagem?
É recomendado fazer após a completa cicatrização da tatuagem, que dura de 3 a 5 semanas do procedimento.
Porque a tatuagem não fica preta?
Por que o tom de pele interfere no resultado final, tanto em tatuagem com tinta preta quanto em tatuagens com tinta colorida. Quando se tem um tom amarelado de pele, soma-se ao preto e resulta em “tom esverdeado” que muitos reclamam. E não é necessariamente é culpa da tinta ruim ou de procedência duvidosa, como poderia ser antigamente, quando não havia uma indústria especializada para tatuagem.
O que fazer para deixar a tatuagem mais viva?
1 Usar sabonete neutro é o primeiro passo para a tatuagem não desbotar.
Dica: Evite lavar a pele tatuada com água quente, tanto na época da cicatrização quanto depois. É que alta temperatura resseca a pele e, pele ressecada deixa a tatuagem desbotada. Lave sempre com água morna ou fria, que também ajudam a dar viço à pele.
2 Protetor solar é item essencial para proteger a tatuagem do sol.
Dica: O filtro solar também evita o envelhecimento precoce da pele, ou seja, evita que rugas e linhas de expressão apareçam na pele com tatuagem.
3 Aplicar creme hidratante todos os dias evita aspecto ressecado da pele
Dica: Se você tem tatuagem, o creme hidratante precisa ser seu grande aliado depois que a tatuagem cicatrizar! É que o produto vai devolver toda a água perdida diariamente, seja com a exposição solar ou durante o banho, ou seja, ele vai devolver o viço que deixa a pele e o desenho mais bonito. Os óleos corporais também estão liberados e se os produtos tiverem componentes que protejam a elasticidade da pele, como o colágeno, que é ainda melhor para deixar a pele tatuada mais lisa e firme.