Como funciona a remoção de tatuagem
Para remover tatuagem, o laser é considerado a tecnologia mais eficaz e com menos chance de efeitos colaterais. Mas você sabe como funciona o processo de remoção de tatuagem a laser? Entenda cada uma das etapas e os cuidados necessários.
Para fazer a remoção de tatuagem, os lasers “quebram” as cores do pigmento com um feixe de luz de alta intensidade. Na prática, o pigmento de tatuagem preto absorve todos os comprimentos de onda do laser, o que torna a cor mais fácil de tratar. Outras cores só podem ser tratadas por lasers selecionados com base na cor do pigmento.
A primeira coisa que o profissional faz, depois de proteger os olhos do paciente, é testar a reação da pele ao laser para determinar a energia mais eficaz no tratamento. O técnico então usa o laser para passar pulsos de luz intensa através das camadas superiores da pele, que serão absorvidas apenas pelo pigmento da tatuagem.
É possível remover todo o desenho?
Na maioria das vezes, sim. No entanto, é importante avaliar cada caso, especialmente as características da tatuagem e da pele. O número de sessões necessárias para remover completamente o desenho varia de pessoa para pessoa, dependendo da cor da tattoo, da idade e da qualidade da tinta.
Tatuagens coloridas são mais difíceis de serem removidas?
Em geral, sim. Desenhos na cor preta são mais fáceis de remover pela maior afinidade com a energia dos lasers. Já as tatuagens com tons de verde, amarelo ou alaranjado não respondem tão bem à ação do laser, o que pode fazer com que o tratamento seja um pouco mais longo.
Remoção de tatuagem a laser dói?
A remoção de tatuagens a laser é descrita como desconfortável, e existem profissionais que aplicam creme anestésico ou até mesmo injetam anestesia local. É comum também que o profissional indique a utilização de uma bolsa de gelo para acalmar a área tratada e aplique um creme ou pomada antibiótica e um curativo para proteger. Outro cuidado é aplicar protetor solar quando estiver ao ar livre.
O melhor antes e depois de uma remoção de tatuagem 2023
@helltattoo antes e depois pra vocês que sempre me questionam se laser remove mesmo tatuagem #laser #tattoo #tatuagem #foryou ♬ Chichiquetere – HCTM
Remoção de tatuagem antes e depois
O tratamento a laser geralmente é mais seguro do que muitos outros métodos de remoção de tatuagens, como excisão, dermoabrasão ou salabrasão, porque o tratamento a laser trata seletivamente o pigmento na tatuagem. E há muitos poucos efeitos colaterais.
A parte do corpo em que a tatuagem está localizada influencia na velocidade do tratamento?
Sim! Muitas pessoas não sabem mais as regiões de extremidades, como braços, pés e mãos, costumam ter uma resposta mais lenta ao tratamento.
Quem sofre de queloide pode fazer a remoção de tatuagem?
Sim, desde que o problema seja informado ao médico dermatologista e que se tome todos os cuidados preventivos necessários. É importante ter atenção redobrada com a pele nestes casos. Em contrapartida, doenças cutâneas como o vitiligo e psoríase têm indicações relativas ao uso de laser para remoção de tatuagem.
A micro pigmentação de sobrancelhas pode ser retirada também?
Sim. Pode ser aplicado tanto para as tatuagens corporais, como para clarear os pigmentos depositados nas sobrancelhas. Nesta região, é comum que os pelos fiquem temporariamente mais claros devido a ação do laser.
Quanto tempo dura a sessão de laser?
A duração da sessão depende da extensão da tatuagem. Em geral, o processo é rápido, podendo levar de dois minutos à 20 ou 30 minutos.
A remoção da tatuagem é muito dolorosa?
A dor é relativa, algumas pessoas são mais sensíveis e sentem um ardor, enquanto outras não se queixam de desconforto. Dependendo da região, o incômodo pode ser maior. A boa notícia é que existem formas de amenizar o desconforto com anestésicos tópicos e gelo antes da sessão.
Tatuagem nova ou antiga – Qual é mais difícil de sair?
Quanto mais nova a tatuagem, mais sessões serão necessárias para removê-la completamente. Isso porque a tinta dessas tattoos é mais concentrada, enquanto os desenhos mais antigos já perderam parte da concentração dos pigmentos.
O tratamento é indicado para qualquer tipo de pele?
Depende. A princípio, a remoção de tatuagem pode ser feita em qualquer tipo de pele, no entanto, existem riscos maiores de alterações de cor e cicatrizes em pacientes de pele negra e morena, devido à maior quantidade de melanina. A consulta com um dermatologista é fundamental para escolher o laser ideal e realizar o tratamento nos parâmetros adequados.