/
Símbolos Budistas – Significado
myttoozblog out image
#Categoria(s)
Significados

Tatuagens de Buda

Sem dúvida, a tatuagem de Buda é uma das mais difundidas e populares dentro de todo esse estilo, que é em parte religioso e em parte espiritual. Ao contrário de outras culturas religiosas, o budismo, como chegou ao Ocidente, tem sido entendido como uma forma de ver a vida baseada na contemplação, reflexão e busca do equilíbrio.

É por isso que, se você fizer uma tatuagem da figura de Buda, ele certamente estará de olhos fechados e até com um meio sorriso. Esses tipos de tatuagens simbolizam serenidade, meditação e a busca interna de calma e bem-estar. Sem dúvida, é uma declaração de intenções sobre como queremos ver a vida. A tatuagem de buda mais feminina é uma das mais procuradas, bem como a tatuagem de buda nas costas.

Tatuagens de flores de lótus

flor de lótus é uma tatuagem que está mais na moda a cada ano e tem um belo significado por trás dela. Originalmente, esta flor, que geralmente cresce em locais pantanosos, é composta por duas cores. Por um lado, há o vermelho, que representa a misericórdia de Buda, e por outro, há a cor azul, que simboliza uma fonte de conhecimento e inteligência.

Porém, além do significado original, essa tatuagem ganhou outra importância e vem sendo utilizada como um amuleto que atrai positividade e boas energias. Aludindo à beleza da flor que cresce nos pântanos, nos ensina que algo de bom sempre pode sair de situações ruins.

Para saber mais sobre o significado da flor de lótus, não perca este outro artigo.

Tatuagens unalome

Este símbolo é a maneira mais próxima que os budistas têm de mencionar o infinito. O unalome é uma forma serpentina feita de várias espirais e simboliza o movimento e a passagem das pessoas na Terra. Pode ser interpretado como uma das tatuagens budistas que apontam nosso caminho na vida.

É uma tatuagem que vem ganhando cada vez mais destaque, pois pode ser interpretada como um símbolo de ter vivido uma vida intensa e cheia de mudanças. Se você passou por momentos que mudaram você e quer fazer uma tatuagem que registre isso, sem dúvida o unalome é o caminho certo.

Tatuagem da roda do Dharma

A roda do Dharma é um símbolo muito enraizado e tradicional da cultura budista e, embora não seja tão popular quanto as tatuagens que mencionamos antes, tem um significado muito intenso e que vale a pena mencionar.

Esta roda é a manifestação de todos os ensinamentos que Buda pode nos dar. Uma espécie de resumo de todas as lições aprendidas. Também simboliza uma forte conexão com a espiritualidade ou, como os budistas se referem a ela, com o Samsara. Se você quiser tatuar esta roda em seu corpo, isso significa que você conseguiu alcançar um ponto de estabilidade em sua vida, que aprendeu grandes lições e que tem uma vida plena.

Tatuagem de mandala

Certamente mandalas são algo que você já viu em muitos lugares. Graças à chegada ao Ocidente deste tipo de pensamentos e religiões orientais, onde a meditação e a paz interior são o centro, pudemos conhecer as mandalas, que podemos ver como decoração ou para desenhar e pintar.

Acontece que há algo reconfortante e espiritual nessas figuras circulares detalhadas. Não em vão, as mandalas na cultura budista e hindu simbolizam meditação, relaxamento e paz interior e seu significado, literalmente, é “círculo”. Se você quer fazer uma tatuagem de mandala, você deve saber que há uma grande carga reflexiva nela e que existem milhares e milhares de desenhos, então seria melhor se você escolhesse aquele com o qual você se sente mais identificado, que você crie o seu próprio.

Tatuagem de Hamsa

Hamsa ou hamsá é uma palavra de origem árabe e significa “cinco” na tradução literal para a língua portuguesa, em referência aos cinco dedos da mão humana.

Também conhecido como “mão de Deus”, “chamsá”, “mão de Fátima” ou “mão de Hameshh”, o Hamsá é considerado um amuleto contra o mau-olhado para os adeptos do judaísmo e do islamismo.

Hamsá

A “mão de Hamsá” é caracterizada por representar o desenho de uma mão direita simétrica (dedos com as mesmas proporções), e com um olho ou outros símbolos no meio da palma da mão, como estrelas de Davi, peixes ou pombos.

Saiba mais sobre o significado da Estrela de Davi.

Estes símbolos ajudam a fortalecer a ideia de proteção da mão de Hamsá, que pode ter inúmeras representações.

Por exemplo, quando representado com os dedos juntos, o amuleto serve para trazer boa sorte; caso esteja com os dedos separados, significa que deve ser usado para afastar as energias negativas, de acordo com a tradição popular.

O hamsá está presente em várias doutrinas orientais, como o judaísmo, no islã e no budismo, possuindo as suas especificações próprias de acordo com cada religião.

No budismo, por exemplo, o hamsá é conhecido por Abhaya Mundra e é utilizado para afastar a sensação de medo.

você não está logado

Please select listing to show.
Registre-se
The switcher are working. Please, note, that you have to add a template to the library in order to be able to display it inside the switcher.