Entenda o que é Tatuagem autoral
“Um Artista Autoral consegue alcançar a máxima, onde ele é reconhecido por sua arte e a composição visual.
Você não poderá encontrar no melhor estúdio de São Paulo ou no Estúdio mais caro de Nova York.
Apenas com o artista em questão.”
Tatuadores e tatuadoras que fazem trabalhos autorais procuram criar algo único para seus clientes.
A tatuagem é um desenho que deve se adaptar a sua anatomia e ser um desenho que além de você desejar ter em sua pele, se vai ser escondido ou não, deve ressaltar a sua individualidade e autenticidade. Por esse motivo sempre indicamos você não escolher um trabalho que já foi feito em outra pessoa, não copiar e valorizar quem cria trabalhos nessa linha.
Em alguns casos como símbolos, formas, objetos e figuras que não precisam de uma “criação”, deve apenas conter o estilo do tatuador ou tatuadora. Os profissionais que fazem apenas trabalhos autorais, normalmente deixam essa informação visível em seus perfis. Logo, se você quer algo que viu na internet e quer algo idêntico ou o mais próximo possível da referência, esses artistas autorais que fazem trabalhos personalizados, não são os mais indicados para o trabalho. Até por uma questão de sintonia durante a sessão e até mesmo depois.
O que é uma tatuagem autoral?
Nada mais é do que uma tatuagem criada por quem está tatuando. Não necessariamente precisa ser exclusiva e feita para alguém, mas normalmente são feitas uma única vez pelo tatuador ou tatuadora que criou a arte. Ela pode ser replicada, copiada e modificada por outros, mas ainda sim, é uma arte autoral de algum artista que segue essa linha de criação e ilustração de ideias, cenas etc.
Tatuadores do Estilo Autoral
São tatuadores que tem um estilo único, que é composto por diversos fatores, desde o início da criação até o encaixe final na pele do cliente. E leva em consideração toda uma “forma de trabalho” como a procura e seleção de referências, composição da arte e o processo criativo como um todo.
Um Artista Autoral consegue alcançar a máxima, onde ele é reconhecido por sua arte e a composição visual.
Você não poderá encontrar no melhor estúdio de São Paulo ou no Estúdio mais caro de Nova York.
Apenas com o artista em questão.
E isso é algo raro e difícil de se encontrar, apesar de muitos se autointitularem “tatuadores autorais” apenas por fazer algumas alterações em uma arte enviada pelo cliente.
O que é tatuagem exclusiva?
A Tatuagem exclusiva é uma tatuagem feita sob medida para você, a partir das suas ideias, preferências e considerando o local que vai ser tatuado, tamanho e demais detalhes que remetem exclusivamente à você. Feito uma única vez pelo tatuador ou tatuadora. Mesmo que outra pessoa copie futuramente, você sabe que os detalhes do desenho tiveram uma composição a partir da sua ideia em conjunto com o(a) artista que criou.
Tatuagem autoral e exclusiva?
Os flashdays (evento que serão feitos desenhos autorais, feitos apenas 1 vez e que não são repetidos) são exemplos de tatuagens autorais e exclusivas. Os desenhos são feitos pelo(a) tatuador(a) e o cliente não participou dessa criação, mas se identifica com a arte, e junto do(a) artista irá pensar no melhor lugar para encaixar no corpo.
Apesar da autoria ser do artista, ela ainda sim será exclusiva a você, mesmo que copiada futuramente por alguém. Se o tatuador ou tatuadora tiver um estilo próprio, autoral de fato, a arte não será igual e não terá a mesma expressão que a sua.
Tatuagem Conceitual, o que seria isso?
O cliente participa dessa criação trazendo sua história, referencias para a tatuagem.
Dessa forma seria uma tatuagem conceitual, o cliente deu o conceito da tatuagem a ser criada. Não tem como separar o cliente da tatuagem, junta tudo. Ela é ao mesmo tempo autoral, exclusiva e conceitual. E isso é baseado na conversa com o cliente, quando surge no primeiro contato o porquê, e se esse trabalho for feito em cima dessa resposta ela já é parte do cliente.
Curiosidades e dúvidas frequentes sobre tatuagem autoral
É importante ficar ligado às questões éticas que envolvem esse mercado, evitando, por exemplo, copiar o desenho autoral de outro tatuador, desvalorizando assim tanto o trabalho do tatuador original quanto do profissional que o plagiou. Portanto, lembre-se de que os direitos autorais também devem valer para o mercado de tatuagens. Antes de pensar em reproduzir qualquer tatuagem, peça autorização do tatuador para a possível reprodução.
É errado copiar tatuagem?
Antes tida como um tabu, a tatuagem atualmente ganha cada vez mais espaço na sociedade e na pele das pessoas. … Entretanto, quando o tatuador imprime sua técnica tão somente para copiar uma imagem ou obra criada por outro artista, ele não recebe nenhuma proteção pelo direito de autor.
Como patentear uma tatuagem?
Para se ter direito de autor sobre a tatuagem é preciso, então, que o tatuador conceba um desenho original e criativo e empreenda a técnica. O direito incidirá sobre a arte, sobre a peça plástica produzida, como sobre uma pintura à óleo sobre tela, por exemplo.
O que é uma tattoo comercial?
Chamamos de tatuagem comercial àqueles desenhos mais “comuns”, que vão desde as reproduções idênticas de um desenho existente até àqueles temas que são frequentes na pigmentação da pele, como símbolos de infinito, âncoras, estrelas, chave, etc.
Pode fazer tatuagem da internet?
No geral, o Google é uma ótima ferramenta para você encontrar imagens em todos os sites da web, para pesquisa, e não para utilizar comercialmente o que encontrar. Então sim, tatuar artes de outros sem autorização é passível de processo, e isso vale tanto para o tatuador como para o cliente.